Assim na terra - canções
É inverno no sul. Ontem o escritor Luiz Sérgio Metz teria feito 60 anos.

Brum e Metz compuseram juntos parte do repertório do grupo Tambo do Bando, que marcou a cena dos festivais regionais do estado no final da década de 1980.
O livro foi editado em 1995, e no ano seguinte o escritor faleceu. Sua narrativa complexa intriga os estudiosos até hoje.
“...Mas o que realmente me ocorria era ter mais gente comigo, gente que pudesse iniciar uma hermenêutica do sul, com a calma acadêmica e o vigor dos demônios. Ainda dava tempo, nossa memória estava a céu aberto...” (fragmento do livro).
Eu destacaria na novela de Metz o uso das metáforas para descrever um mundo em transformação, quando o desenvolvimento das técnicas humanas invadia o campo lírico localizado num sul que ia sendo perseguido.
Vejo este trabalho de Brum como mais um sopro a plenos pulmões, para que a chama se mantenha acesa.

Não sei se poderei estar no lançamento hoje (4 de julho de 2012), na Livraria Cultura do Bourbon Country em Porto Alegre, com pocket show às 19h30min e sessão de autógrafos às 20h30min. Mas desde já guardo lugar especial para este disco em minha prateleira, ao lado do livro de Metz, que está localizado entre a velha coleção de “O Tempo e O Vento” (Érico Veríssimo) e a nova edição de “Contos Gauchescos e Lendas do Sul” (Simões Lopes Neto).
Comentários
Postar um comentário