O caso Sapateando na bosta do 20 de setembro
O jornal Cadafalso circulou na cidade de Passo Fundo entre 2005 e 2007. Intitulava-se uma publicação independente e abordava pautas relacionadas à cultura, enfrentando debates e polêmicas, com muitos artigos de opinião e outros gêneros jornalísticos, como a reportagem, a crônica e a entrevista.
Foi uma iniciativa deste blogueiro aqui e do colega Daniel Bittencourt, com a participação de inúmeros outros jornalistas, entusiastas e anarquistas.
Um dos pontos altos em sua repercussão foi a publicação do texto “Sapateando na bosta do 20 de setembro”, que gerou réplicas, além de uma ação na justiça proposta pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Essa história é tema de um artigo acadêmico, que traz a versão dos jornalistas envolvidos e procura revelar a tensão entre os imaginários desvelados naquelas páginas, cotejando roqueiros, emepebistas e tradicionalistas.
Leia aqui o artigo, fazendo o download do livro.
O artigo "A contenda dos imaginários no jornal Cadafalso: o caso do artigo Sapateando na bosta do 20 de setembro" foi publicado no livro:
BELTRAMI, Fabiana; DAMIAN, Heleno; DAMIAN, Marco Antônio (orgs.). Passo Fundo: Estudos Históricos, Volume II, História e Imprensa. Passo Fundo: editora Acervus, 2020.
Abaixo um trecho:
"Um dos primeiros artigos que marcaram com tinta preta suas páginas amareladas foi um desaforado manifesto, que fazia chacota do orgulho regionalista, publicado na edição número 2, em setembro de 2005. Intitulado “Sapateando na bosta do 20 de setembro”, o texto causou. O Movimento Tradicionalista Gaúcho, sentinela do conservadorismo, reprovou e não deixou barato. Acionou as leis e levou o jornal ao banco dos réus. O processo chegou a uma audiência no Fórum de Passo Fundo..."
Comentários
Postar um comentário