#150 Canciones para despertar en Latinoamérica
Nosso programa, produzido no curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo e transmitido pela Rádio UPF, chega à 150° edição neste final de semana. São mais de três anos no ar! O "Canciones para despertar en Latinoamérica" se consolidou na grade como uma atração alternativa, levando seleções musicais que contemplam clássicos do nosso cancioneiro e as últimas novidades. Também realiza um giro pelas principais notícias da semana no continente.
E para celebrar, preparamos nesta semana um edição especial só com música uruguaia. Afinal o paisito vizinho é prolífico na produção de música popular. Sempre rodamos na programação as novas e as mais marcantes canções de nomes como Samantha Navarro (na foto), Ana Prada, Jorge Drexler, Florencia Nuñez, No Te Va Gustar, Fernando Cabrera, Ruben Rada, entre tantos outros.
A canção contemporânea uruguaia é resultado de um temperamento permeado por culturas africanas, europeias e indígenas, que se mesclaram e se sedimentaram no século XX em torno da experimentação estética e da necessidade de expressão letrada frente aos descaminhos políticos. A proximidade com as músicas argentina e brasileira também imprimem características reconhecíveis, fruto de quando ainda não havia fronteira que as classificasse assim e do contínuo e presente intercâmbio. Entre os gêneros mais marcantes e genuinamente uruguaios estão o candombe e a murga. Além desses ritmos, ouviremos no Canciones #150 algumas baladas, milongas, bossas, tangos e rocks.
O programa pode ser ouvido na região de Passo Fundo na sintonia das ondas de rádio (99.9 FM), aos sábados, às 6h, e aos domingos, às 19h. Também pela internet, no aplicativo ou no player neste link aqui.Fica aqui o nosso agradecimento pelo trabalho dos profissionais que atuam na realização do programa, e outros que apoiam e/ou já passaram pela equipe:
Estagiários: Beatriz Menezes, José Henrique Sodré, William Mendes Martinez, Talita Trombetta.
Apoio redes: Aline Pozzebon, Eugenio Siqueira, Felipe Ohse.
Mixagem final: Evandro Oliveira.
Supervisão: Gerson Pont.
Apoio NexJor: Bibiana Friderichs, Maria Joana Chaise, Marcus Freitas, Nadja Hartmann, Victor Ferreira.
Apresentação e direção: João Vicente Ribas.
Apoio cultural: UPF Mundi.
Ouça aqui no Mixcloud algumas das edições que já foram ao ar.
Comentários
Postar um comentário