Saulo Fietz vai lançar o primeiro disco

Crédito da foto: Daniel Rodrigues

A movimentação desencadeada na cena musical porto-alegrense pelo projeto Escuta o Som do Compositor a partir de 2012 tem gerado uma série de lançamentos fonográficos. Chegou a hora do primeiro disco de Saulo Fietz, um dos artistas que se apresentaram naquela primeira edição do coletivo na galeria La Photo, ao lado de Gisele de Santi, Romes Pinheiro, João Ortácio, Rodrigo Panassolo, Thiago Ramil, Ed Lannes, Alexandre Kumpinski, Leo Aprato, Ian Ramil, Clarissa Mombelli e Alécio.

Saulo Fietz já havia lançado em 2014 um EP com quatro faixas, chamado “Depois do Estrondo”. Foi o primeiro registro de suas canções de assinatura pop. O trabalho pode ser escutado no Spotify (player abaixo) e em outras plataformas digitais.

Entre julho e agosto deste ano, visando lançar o primeiro álbum completo, o compositor promoveu uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. Agora as gravações já foram concluídas e a fase de mixagem está em andamento. Quem está produzindo "Hoje eu vejo" é Sander Fróis, guitarrista e compositor da banda Chimarruts. Entre os músicos que gravaram os arranjos, além do produtor e do compositor, estão Bruno Vargas, Juliano Rodrigues, Lucas Ricordi, Cau Netto, Celau Moreyra, Vini Marques e o sborniano Hique Gomez.

Uma das canções do repertório já possui uma história. “Olha”, balada de amor que fala de rejeição, foi apropriada pelo público nos shows que Saulo Fietz faz para a Apae, como uma canção de apelo à fraternidade. No álbum, ela ganhou arranjo de violão e violino.

Olha
(Saulo Fietz)

Ora eu estou aqui
Meio cabisbaixo
No fundo rejeitado por alguém
Ora eu estou aí
No teu pensamento
Quando você finge não me ver

Olha, estou aqui e aí também        

Por vezes eu tentei falar
Do meu sentimento                     
Que nada que vivemos foi em vão
Às vezes consigo sentir
O teu movimento     
O que move esse coração

Olha, estou aqui e aí também

Outra faixa é a existencial “Não desande”, com embalo folk e vocais bem trabalhados, todos gravados pelo próprio compositor. Também figura no repertório do disco a faixa “Do lado de lá da força”, que demonstra bem o estilo pop do artista e que levou um arranjo com ênfase nos teclados.

Sobre o ato de compor, Saulo afirma que, independentemente dos temas que as canções tratam, quer "com palavras expressar o que está sentindo; primeiro vem a melodia, depois a letra".

O primeiro single de "Hoje eu vejo" será lançado em janeiro de 2019. Em fevereiro deve circular na redes o primeiro clipe do novo trabalho. E o show de lançamento do álbum está previsto para março.

Leia mais sobre a cena de canção no RS:
Canções de persistência - reportagem publicada no Jornal do Comércio




Comentários

Postagens mais visitadas