João Carlos Tiburski não nadou em linha reta


Chamávamo-lo carinhosa e respeitosamente de Tiba. Tínhamos as orelhas puxadas pela alcunha de jacarés, genericamente como alunos. Seu escaninho na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (RS) continha um adesivo escrito João Carlos Tiburski. Amanhã em sua lápide os três nomes serão acrescidos das datas de nascimento (por volta de 1950) e morte (em 2011).


Como mestre ensinou-nos sobre jornalismo e sobre a vida, muito mais em noitadas no Boka Lanches do que nas salas e laboratórios da academia. Foi principal inspiração para que eu e meu amigo e colega Daniel Bittencourt criássemos um periódico independente e atrevido batizado de Cadafalso, para deleite do mestre e horror do conservadorismo local.

Nossa dupla de focas recebeu de seu humor bukowsquiano o apelido de faísca e fumaça, em referência àquele desenho animado que os jovens estudantes de comunicação hoje não fazem ideia do que se trata.

Seu principal ensinamento para mim foi uma teoria repetida nos corredores da FAC e nas bebedeiras por aí, de que há dois caminhos a se seguir profissionalmente. O primeiro é uma linha reta, no qual você escolhe o futuro e corre atrás dele voraz e impiedosamente, ultrapassando obstáculos, até alcançar suposta plenitude. O segundo é formado por linhas curvas, em que o sujeito leva valores, encontra paixões e encara novos desafios pela vida afora, aproveitando as esquinas e os tropeços, com serenidade e firmeza, até que encontre por acaso uma placa de luz vermelha na beira da estrada onde se lerá: fim.

Foto de Cláudio Tavares, para o blog Santa Saliência.

Leia mais em O Nacional e Diário da Manhã.

Comentários

  1. Bela e obrigatória homenagem. Até logo, mestre!

    ResponderExcluir
  2. João, impecável como sempre na espetacular sutileza de dizer tudo com poucas palavras. Assino embaixo meu guri. Pode ter certeza que ele se foi, mas muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. Querido Tiba com certeza nos enche de saudades! Linda homenagem!

    ResponderExcluir
  4. Difícil ponderar os fatos. A realidade tem mesmo o enigmático poder de nos surpreender sempre.
    Até logo mais, JaCarÉ!

    ResponderExcluir
  5. Aline do Carmo18/4/11

    É João, belas palavras. O Tiba realmente não nadou em linha reta. Segue em paz Jacaré.
    E ainda na sexta-feira pedi a ele que me vendesse o jipe...

    ResponderExcluir
  6. Rosângela18/4/11

    João! Parabéns pelo texto. Todos estamos perplexos com o acontecido e esperamos que a família possa ser fortalecida com tantas demonstrações de carinho e repeito de todos aqueles que conviveram com ele...abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas