Para intercambiar no talo!


A internet é um instrumento que conduz a novas socializações, mas que ao mesmo tempo serve de suporte a velhas relações. Maior sinal de que a comunicação primária determina a rede virtual está no novo site de relacionamentos: http://www.folklorear.com/

Assim como Orkut e Facebook, cada usuário cria um perfil através do qual se liga a outras pessoas. A diferença talvez esteja no interesse que leva os internautas a aderirem ao Folklorear. O motivo é a participação em um meio em que transitam artistas e amantes de música latino-americana em suas múltiplas vertentes.

Criei meu perfil há dois meses e pude conhecer muitos músicos argentinos, uruguaios, entre outros, que nunca havia ouvido e que precisava conhecer para me atualizar com o que de mais vanguardista se está fazendo na América Latina afora.

No Folklorear, podemos postar vídeos, músicas e textos. Logo na página inicial, escutamos e vemos trabalhos de membros da rede, com muita facilidade. Entre entrevistas inéditas com León Gieco e videoclipes antigos para homenagear Mercedes Sosa, recém falecida, garimpa-se áudio de nomes menos conhecidos como Nicolás Falcoff, excelente cancioneiro.



Fiquei pasmo em descobrir a virtualização de um intercâmbio de longa data. A música latino-americana sempre foi marcada pela troca de acentos e pelo compartir similitudes. Somos países de histórias gêmeas bi vitelinas, de opressão política nas décadas de 60 e 70 do século XX, e de raízes africanas, iberos e indígenas. Solidarizamo-nos e saudamos nossas peculiaridades há anos, com o pé nas referências sedimentadas e o olho nas revoluções (sejam ideológicas ou tecnológicas).

A apocalípticos e integrados, advirto:- Pasmem! A revolução cultural encontrou lugar na revolução tecnológica!

Comentários

  1. Anônimo1/11/09

    Daí "Falcatrua"..valeu este daí...vou repassar ao possíveis interessados..inclusive até eu fiquei ligado nesta, já que desde que cometi "orktucídio" saí fora desta naba! Abs grená, Cassiano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas