A representação cultural gauchesca do município de Passo Fundo

Já está disponível on-line a minha Dissertação de Mestrado, intitulada “A representação cultural gauchesca do município de Passo Fundo”, defendida em 10 de janeiro de 2008 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Pesquisei, sob a orientação do professor Dr. Tau Golin, a representação do município de Passo Fundo através de uma identidade gauchesca. Detive-me aos agentes e espaços engajados na invenção e reprodução dessa identidade na cidade, nos âmbitos culturais, políticos e midiáticos, como forma de representar a municipalidade.

Para desenvolver o trabalho, analisei livros de história, eventos, cobertura de imprensa e projetos políticos que tratam da questão, desde a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, em 1952, passando pela gravação do filme “Gaúcho de Passo Fundo” de Teixeirinha, até as comemorações do aniversário de 150 anos de emancipação política do município, em 2007.

Participaram da banca de defesa da dissertação, a professora Dra. Ada Cristina Machado Silveira (UFSM) e o professor Dr. Eduardo Munhoz Svartman (UPF).

O link para acessar a versão digital é:
https://secure.upf.br/pdf/2007JoaoVicenteRibas.pdf

Comentários

  1. Caro RIbas Mor
    Parabéns mais uma vez
    Farei a leitura com calma no final de semana
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi João...
    Parabéns pelo trabalho. Vou olhar com carinho, pelo interesse do tema.
    Um abraço colega!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ribas... Navegando um pouco eis que encontro este blog! Vou dar uma olhadela....!
    Abraços prá ti e Sami!!

    Sê feliz!!

    Fernanda!

    ResponderExcluir
  4. Vi sua entrevista acerca do sua dissertação e fiquei curiosíssima. Agora posso lê-la o que me deixou feliz. Um abraço Sueli

    ResponderExcluir
  5. Tão prezada escritora-leitora me faz feliz! abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas