O trupicado ascendente do Maçambique

Saiu uma nova reportagem da série Gêneros Musicais Gaúchos no Jornal do Comércio. Desta vez, abordo o maçambique. A história desta cultura - das origens quilombolas às atuais perspectivas e valorizações - a partir do trabalho de músicos como Loma, Kako Xavier e Tribo Maçambiqueira.

Na foto acima, Paulinho Dicasa, da Tribo Maçambiqueira, e Carlos Catuípe, um dos pioneiros do gênero nos festivais, erguem o troféu da Tafona de Osório.

Leia a reportagem na íntegra no site do Jornal do Comércio:

Maçambique: gênero musical afro-gaúcho ganha espaço em festivais

Abaixo, a imagem da capa do disco Trupicado, uma raridade fonográfica que permanece inédita nas redes digitais e que guarda um dos mais importantes registros do gênero maçambique. Lançado em 2016 pela Tribo Maçambiqueira, com produção de Kako Xavier, está disponível somente no formato CD. Um artigo raro, de poucas cópias, difícil de ser encontrado para venda. Muitas das canções foram premiadas em festival e receberam arranjos baseados no violão, valorizando os tambores e as vozes, gravados pelos integrantes Paulinho Dicasa, Mário Duleodato, Cau Silva e Géf Lima.


Reproduzo a seguir um quadro da reportagem que indica três produções audiovisuais sobre o Maçambique.

Gema - Episódio 3

Série idealizada pelo produtor Lucas Luz, que lançou a primeira temporada para contemplar a diversidade musical do Rio Grande do Sul. O capítulo 3 foi dedicado ao Maçambique de Osório, com depoimento do chefe-de-tambor Faustino. Selecionado no edital Natura Musical.


Moçambique - Osório 1977-1978

Documentário recém digitalizado pelo IFRS, realizado originalmente em super 8 pelo folclorista Carlos Galvão Krebs, durante os últimos anos do reinado de Maria Teresa Joaquina de Oliveira. Mostra a cidade de Osório e a cerimônia de coroação. Precioso documento histórico de 12min. 


Tribo Maçambiqueira - 20 anos

WebDoc com histórias dos integrantes da Tribo Maçambiqueira e performances musicais exclusivas. Inclui entrevistas com músicos como Paulinho Dicasa, Mário Duleodato, Loma e Ivo Ladislau. Financiado pela Lei Aldir Blanc e lançado em 2022, com direção de Andrei Sperandir.



Comentários

Postagens mais visitadas