Leo Sosa lança novo single à lua

Na próxima semana serão celebrados 50 anos da primeira vez que o homem pisou na lua. Também terá lua cheia na terça-feira (16 de julho). O calendário e o histórico lunares indicam a data em que o single “Mística Luna de Enero” vai ao ar em todas as plataformas musicais digitais.

Antes do lançamento oficial, tivemos acesso exclusivo à nova canção gravada pelo cancionista uruguaio Leo Sosa. Também reproduzimos ao lado a arte assinada por Rafa Conter que ilustra a canção.

O single é resultado do trabalho em duo com o brasileiro Duda Fortuna, intitulado Radio Doble Chapa. Essa parceria rendeu uma composição original, com letra de Sosa e música de Fortuna.

Os versos foram criados diante de uma lua cheia de janeiro em Cabo Polônio, Uruguai, há mais de 20 anos. A letra propõe a plena contemplação da natureza, que é muito propícia naquele local. “Sem luz elétrica ou água encanada, uma noite de céu estrelado do Cabo Polônio pode presentear ao observador com os mais belos espetáculos naturais”, observa Sosa. O mesmo destino no litoral uruguaio também inspirou Jorge Drexler, na parceria com Vitor Ramil, gravada em 2006, “12 Segundos de Oscuridad”.

Drexler e Ramil são referências para Leo Sosa, que é da vertente da canção latino-americana cantada pelo próprio autor. Empunhando seu violão, registrou este single baseado em uma experiência pessoal. A produção é de Matheus Hermann, que também gravou guitarra e sintetizador. O baixo fretless é de Mateus Albornoz.

Logo na introdução, ambiências etéreas produzidas por percussão e efeitos eletrônicos emolduram o arranjo e a temática da canção. Leo Sosa canta em registro grave. Os efeitos combinam-se com uma sonoridade acústica característica das canções de autor. A levada ternária, que é sutil no início, tem aires de chamamé, e se acentua no refrão.

“Mística Luna de Enero” dá segmento a uma intenção artística de integração cultural, na qual Sosa investe desde o disco “Es Ahora” (2016) com participações de diversos artistas brasileiros e uruguaios. Residente em Porto Alegre há cinco anos, revela no novo single que faz parte do grupo de cancionistas que há gerações fazem a crônica do nosso cotidiano. E escrevem letras inspiradoras:

“De alguna manera siempre me las ingenié
Para llevarla al cielo, a las estrellas
Donde la vista, según ella
Es un camino muy corto para poder llegar”

Saiba mais sobre o artista no site oficial (clique aqui).

Ouça o single:

Comentários

Postagens mais visitadas