Tambo do Bando: leia sobre um dos grupos mais originais do nativismo gaúcho



"A característica forte do Tambo do Bando é a combinação híbrida de nativismo com influências universais, como rock e MPB. Suas letras, arranjos e melodias, que não se enquadram nos conceitos conservadores reproduzidos nos festivais, formam uma estética musical sul-rio-grandense não identificada com o Tradicionalismo, mas ainda assim regional."
Clique aqui para ler: Entre a vaia e o aplauso dos festivais


Ouça o disco Ingênuos Malditos




"Para apresentar o grupo aos que não tem familiaridade com seus feitos, vou apoiar-me em um trecho da agenda cultural do jornal Zero Hora, de 23 de setembro de 1987. Na época, a redação do Segundo Caderno tinha à frente os jornalistas Juarez Fonseca e Gilmar Eitelwein."

Leia sobre a história da música Deixem seus olhos fixos


"Era um repertório consistente. Difícil escolher qual vinha antes, qual tocavam depois. Canções que venceram público e/ou júri de festivais, Rio Grande do Sul afora, e nos ajudaram a pensar o que somos e pra onde vamos desde aqui."

Sobre o show de 2011: Não foi só uma festa de aniversário


"Em 1982, Steven Spielberg lançou um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, o filme ET, O Extra-terrestre."

E sobre a canção: Os contatos imediatos do terceiro mundo


"Quando o movimento Nativista teve seu auge, eu chupava bico. Mas o que importa? Qual fã dos Beatles estava vivo quando eles lançaram Sargent Peppers Lonely Heart Club’s Band?"

Te gusta los Beatles, prenda minha?

Comentários

Postagens mais visitadas