Quem é Clarissa Ferreira?

Ela projeta a voz para externar suas ideias. Não está naquele lugar onde se acostumou a localizar as mulheres gaúchas: encantando ou adornando. A cancionista, violinista e pesquisadora Clarissa Ferreira projeta-se hoje com protagonismo na cena cultural do Rio Grande do Sul.

No início de junho, a artista recebeu a reportagem do Jornal do Comércio em sua casa, quando se preparava para pegar a estrada rumo a Montevidéu, onde daria uma aula na Universidad de La República sobre Música, cultura e crise climática. Com gentileza e senso crítico aguçado, respondeu a uma série de perguntas sobre sua trajetória profissional e intelectual. Ao longo da conversa, demonstrou preocupação com a calamidade no Estado e esperança com a união entre os músicos gaúchos.

Seu primeiro álbum, LaVaca, lançado um mês antes da tragédia climática, instiga e sensibiliza sobre o cuidado urgente com a natureza. Não surgiu da noite para o dia, pois é resultado de uma trajetória musical que une atuação e reflexão, desde quando tocava violino em festivais nativistas e começou a escrever o blog Gauchismo Líquido, há 10 anos.

Leia aqui no site do Jornal do Comércio o perfil de Clarissa Ferreira.

https://www.youtube.com/watch?v=SaAZhEqMr3s&t=2s

Comentários

Postagens mais visitadas