+10 videoclipes muito legais para conhecer a canção contemporânea de Montreal


Cheguei a Montreal em setembro procurando saber onde estão os cancionistas na cidade onde nasceu Leonard Cohen. Onde vivem? Quando tocam? O que comem? Queria saber de trabalhos que investem na canção, aquela passível de ser interpretada pelo próprio autor tocando um violão. Partindo daí, encontrei artistas mais ligados à tradição da chanson francesa, outros ao folk norte-americano. Tem baladeiros e indies no meio. Todos dedicam-se a criar letras e melodias marcantes. Nem todos nasceram aqui, mas de alguma forma circulam pela cidade.

No meio da jornada percebi a quantidade e a qualidade dos videoclipes que produzem. Então resolvi postar esta playlist com os 10 mais legais que encontrei. Reparem que:

1) tem muito mais cancionistas para ouvir em Montreal, em bares, teatros e ruas. Em junho que passou teve a 10ª edição do Folk Fest Sur de Canal. Agora em novembro, ocorre o festival Coup de coeur francophone. No lineup deste eventos tem artistas canadenses e de outras partes do mundo.

2) lá nos créditos finais dos videoclipes tem sempre a assinatura de programas de incentivo dos governos federal e/ou do Quebec.

*agradecimento especial às amigas Alice Carvalho e Carla Simon, pela orientação aos recém chegados.

Aqui a lista publicada no YouTube:


Abaixo a lista para ver sem sair do blog:






















Comentários

Postagens mais visitadas