Ilex Paraguarienses

Segue letra de Ilex Paraguariensis, de Humberto Gessinger, do grupo Engenheiros do Hawaii.

Só para constar: o título da composição é o nome científico da folha de erva-mate, com a qual se prepara o chimarrão, bebida típica do Rio Grande do Sul. Outra observação é que estou nos últimos meses privado de seu sabor, dado o alto teor de cafeína que a bebida contém. Mas não da música...

Hoje eu acordei mais cedo
Tomei sozinho o chimarrão
Procurei a noite na memória... procurei em vão
Hoje eu acordei mais leve (nem li o jornal)
Tudo deve estar suspenso... nada deve pesar


Já vivi tanta coisa, tenho tantas a viver
Tô no meio da estrada e nenhuma derrota vai me vencer
Hoje eu acordei livre: não devo nada a ninguém
Não há nada que me prenda

Ainda era noite, esperei o dia amanhecer
Como quem aquece a água sem deixar ferver
Hoje eu acordei, agora eu sei viver no escuro
Até que a chama se acenda



Verde... quente... erva... ventre... dentro... entranhas
Mate amargo noite adentro estrada estranha


Nunca me deram mole, não (melhor assim)
Não sou a fim de pactuar (sai pra lá)
Se pensam que tenho as mãos vazias e frias (melhor assim)
Se pensam que as minhas mãos estão presas (surpresa)


Mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza
Ilex paraguariensis.

Comentários

Postagens mais visitadas